Conheça a importância da cera natural em velas e mude enquanto ainda há tempo, porque quando ler o que vem neste post, só vai querer usar velas produzidas com ceras naturais.
Atualmente a maioria das velas são produzidas com cera de parafina. Este tipo de cera é um subproduto do petróleo, em específico aquilo que sobra do barril de petróleo, visto que é rejeitado pela indústria deste material e de gás. Para além de ser um subproduto do petróleo também tem esta categoria no campo da indústria do carvão e do xisto.
A cera de parafina foi introduzida no mercado por volta de 1850, quando foi possível encontrar uma forma de separar e refinar a cera do petróleo. Neste processo a cera é branqueada, de forma a ficar mais apelativa esteticamente, para isto são adicionados produtos químicos que aumentam o ponto de fusão e a vida útil das velas. Um dos produtos químicos adicionados é a acroleína, que é um composto químico muito associado ao risco de poder contrair cancro do pulmão, este composto é adicionado à cera como agente de solidificação.
Assim que estas velas começam a queimar, componentes tóxicos como a acetona, o benzeno e o tolueno são libertados, são estes agentes cancerígenos, que afetam a saúde humana e o ambiente.
Deste modo, escolher velas que sejam fabricadas com ingredientes naturais assegura a sua saúde. Alguns exemplos de ingredientes naturais são a cera de abelha ou cera com substâncias bioativas da soja, visto que não são prejudiciais à saúde.
A cera de soja é feita à base de óleo de soja que endurece à temperatura ambiente. É portanto renovável e um produto vegan. É importante referir que, ao contrário do petróleo, a soja é um produto renovável e sustentável, visto que após a extração do óleo da soja, é possível que os restantes grãos possam ser utilizados para a alimentação de animais. Esta cera ao queimar produz um óleo que pode ainda ser utilizado em massagens, visto que a temperatura atingida é apenas uns graus acima da temperatura do corpo humano.
Esta cera tem ainda outra vantagem que é queimar lentamente e é um excelente difusor de aromas, podendo vir a ser combinada com diversas fragrâncias ou óleos essenciais.
A cera de abelha, por sua vez, foi descoberta pelo Império Chinês. É uma substância descartada pelas abelhas, que vem dos favos de mel das colmeias. Não são de origem vegan, porque provêm de um animal, mas são renováveis e sustentáveis. São 100% naturais, purificam o ar, queimam de forma homogénea e têm uma chama mais clara. Além de ser um tipo de cera menos processada, então é 100% biodegradável.
Posto isto, escolha aquilo que não o prejudicará.
Consulte as nossas velas no nosso site :)
Escrito por Beatriz Pereira
Comments